segunda-feira, 16 de maio de 2011

Assinadas ordens de serviço para iluminação pública em Canoas - RS

Canoas - A substituição de 552 lâmpadas de mercúrio pelas de sódio – mais potentes e econômicas - em 30 ruas do bairro São José começou na noite desta sexta-feira, no entorno da praça Antônio Barônio, localizada na esquina das ruas Bolívia e Alasca, no bairro São José. No mesmo local, o prefeito Jairo Jorge assinou as ordens de início do serviço e para o diagnóstico do parque de iluminação pública do município.
O prefeito ressaltou a importância dessas ações, lembrando que a cidade tem cerca de 25 mil pontos de iluminação e, desses, mil foram implantados desde janeiro de 2009. Mais de cinco mil já foram eficientizados, proporcionando mais segurança à população e economia ao Município. “Uma rua escura é uma rua insegura”, reforçou. Sobre o diagnóstico, comentou que servirá para manter, modernizar, ampliar e tornar mais eficiente a rede instalada, prevenindo deficiências.
O secretário municipal de Serviços Urbanos, Márcio Ferreira, agradeceu pelo apoio do prefeito à SMSU, que a partir de 2010, teve o orçamento reforçado e começou a renovar a iluminação pública por bairros e não mais por ruas.
O diagnóstico será executado em prazo de 45 dias pela empresa paranaense Luminapar, contratada por meio de licitação As informações ficarão disponíveis no banco de dados da cidade. O valor do contrato R$ 128,89 mil. Já a renovação das lâmpadas e luminárias do São José ficará a cargo da Instaladora Elétrica Mercúrio, já contratada pela Prefeitura para todos os serviços de manutenção.
Participaram do ato o secretário adjunto de Serviços Urbanos, José Cardoso da Silva; o secretário do Meio ambiente, Celso Barônio: o subprefeito da região Nordeste, Francisco da Mensagem; o engenheiro da Luminapar, Clauberto de Lima; o representante técnico da Mercúrio, Inácio Perin, e moradores do bairro.
A dona de casa Elizabeth Guedes Silva, que mora na rua Chile há 44 anos, comemorou as melhorias na iluminação. Segundo ela, é a primeira vez que as lâmpadas são todas substituídas, afirmando que atualmente “parecem umas lamparinas de tão fracas”.